Cavalo é pet? E quem mais?

Eis que surge uma ótima questão, que muitos criadores de pets costumam indagar: cavalo é pet? E quem mais?

A propósito, você já deve ter notado que em um de nossos, em Curiosidades, publicamos uma imagem com vários pets, digamos, imprevisíveis.

Para saber se cavalo pode ser

Desafiando uma antiga (e frequente) tradição

Sim, todos sabemos: tradicionalmente, pet é um termo associado a animais de companhia que vivem dentro ou próximos da casa dos tutores, como cães, gatos e até roedores.

Porém, cavalos podem, sim, ser considerados pets para muitas pessoas, principalmente quando recebem cuidados personalizados, vivem em fazendas ou haras particulares e têm uma relação afetuosa com seus donos.

No entanto, devido ao tamanho e às necessidades específicas, eles também são categorizados como animais de grande porte ou de trabalho.

Por isso, é óbvio: mesmo sendo considerados pets, fica difícil que queiramos que eles morem dentro da nossa casa, não é mesmo? (risos)

Um mundo cheio de surpresas

Fazendo um trocadilho, podemos acrescentar uma expressão da moda ao título acima: um mundo animal cheio de surpresas…

Afinal de contas, há outros animais que muita gente não sabe que podem ser classificados como pets, e temos certeza de que você vai encarar a lista com uma expressão de surpresa.

O que faz um animal ser visto como pet?

Quando falamos em pets, como já frisamos, a maioria das pessoas pensa automaticamente em cães e gatos, ou talvez em peixes e hamsters.

Mas o conceito de animal de estimação vai muito além, abrangendo espécies que muitos nem imaginam.

Alguns animais, apesar de incomuns, conquistam seus tutores e criam laços tão profundos quanto os pets mais tradicionais.

Vamos citar, mais adiante, alguns exemplos surpreendentes!

Cavalo pet

Cavalos: pets de grande porte

Embora tradicionalmente considerados animais de trabalho ou de esporte, os cavalos podem ser verdadeiros companheiros afetivos.

Muitos criadores estabelecem relações próximas com seus cavalos, dedicando-lhes cuidados personalizados, treinamento e até interação diária similar ao que ocorre com cães e gatos.

Além disso, algumas raças menores, como o cavalo miniatura, são ainda mais fáceis de manejar e criados como pets.

Animais que você talvez não soubesse que podem ser considerados pets

Se você pensa que um pet precisa, necessariamente, caber no sofá ou no colo, prepare-se para se surpreender!

Veja alguns exemplos:

  • Porcos domésticos: Extremamente inteligentes, esses animais são treináveis e podem aprender truques da mesma forma que um cachorro. Além disso, são sociáveis e formam laços profundos com seus donos.
  • Axolotes: Esses anfíbios mexicanos têm uma aparência curiosa e são completamente aquáticos, sendo populares entre amantes de pets exóticos.
  • Cacatuas e papagaios raros: Além da beleza, essas aves são incrivelmente inteligentes e podem viver décadas, tornando-se grandes companheiros de vida.
  • Mini vacas e mini cabras: Algumas raças menores de animais de fazenda são cada vez mais vistas como pets, principalmente em ambientes rurais ou propriedades que proporcionam espaço suficiente.
  • Furões: Cheios de energia e extremamente brincalhões, os furões precisam de atenção e espaço para se movimentar, mas se tornam adoráveis companheiros para quem gosta de pets dinâmicos.
  • Guaxinins domesticados: Embora não recomendados como pets em muitos lugares devido à legislação e ao comportamento selvagem, algumas pessoas criam guaxinins domesticados. São curiosos, espertos e têm comportamento semelhante ao de um gato.
  • Baratas de Madagascar: Surpresa!!! Por essa você não esperava! Para quem gosta de insetos (sim essas pessoas existem…), essas baratas gigantes são dóceis e têm um papel importante na educação ambiental, sendo criadas em alguns lares como pets exóticos…Ainda duvida de que sejam pets? Então, clique aqui para conferir.

Curiosidades sobre pets incomuns

Criar um pet fora do convencional exige adaptações e conhecimento sobre suas necessidades específicas.

Aqui estão algumas curiosidades:

  • Porcos são mais inteligentes que cães e têm a capacidade de resolver problemas complexos.
  • Axolotes conseguem regenerar partes do corpo, incluindo órgãos internos e membros.
  • Algumas cacatuas têm vocabulários extensos e conseguem até criar frases, indo além da simples repetição de palavras.
  • Furões dormem até 18 horas por dia, mas compensam com uma energia incansável nos períodos de atividade.
  • Baratas de Madagascar fazem um som de chiado quando se sentem ameaçadas, algo único entre baratas.

Veja sempre o que diz a lei

Antes de adotar qualquer pet exótico ou incomum, é essencial verificar a legislação local e garantir que a espécie possa ser mantida sem problemas e com qualidade de vida.

Nunca podemos nos esquecer: criar um animal diferente pode ser uma experiência incrível, mas exige compromisso e respeito pelas necessidades da espécie.

Afinal, em um mundo em que tanta gente (?) não respeita a natureza e até a destrói, nunca é demais lembrar que, para garantir o próprio equilíbrio ecológico e a vida do planeta, é preciso que essa luta pelo meio ambiente seja sempre colocada em posição de destaque.